28/10/2019
Responsável
Quando o Senhor nos revela a sua Palavra e a sua vontade, somos responsabilizados diante dele
Redação CPIMW

O pastor tem responsabilidades, mas a ovelhas também são cobradas

“Julgarei entre uma ovelha e outra, e entre carneiros e bodes” (Ez 34.11)

Leitura bíblica: Ezequiel 34.17-24

É fácil jogar nossa culpa sobre outra pessoa. Assim reagem irmãos quando fazem algo de errado e são questionados pelos pais: apontam o outro como culpado, fazendo-se de vítimas. Da mesma maneira agiu Adão quando desobedeceu a Deus comendo o fruto proibido. Culpou a mulher pelo seu erro. Eva era igualmente culpada, pois comeu primeiro e ofereceu ao marido. Mas Adão não podia se eximir da culpa, pois caiu na mesma armadilha que sua esposa.

No capítulo 34, o profeta Ezequiel usa uma metáfora aparentemente bucólica para falar do povo de Israel e de seus líderes: um rebanho composto por ovelhas e bodes cuidado por pastores. O normal seria o pastor cuidar bem de seu rebanho para que este engorde, produza boa lã e boa carne. No entanto, os líderes de Israel são duramente acusados e condenados por explorar o povo em benefício deles mesmos. 

Ainda assim, o rebanho (o povo de Deus) não tem direito de se fazer de vítima. Também ele é culpado: é composto por ovelhas magras e gordas, carneiros e bodes. Há diferenças entre eles, alguns estão doentes e machucados, outros fortes e rebeldes. E também entre os animais há aqueles que se aproveitam de sua força para prejudicar os mais fracos (v. 21)

Diante de Deus, cada indivíduo é responsabilizado. Os líderes, sejam eles civis ou religiosos, que não cuidaram bem do povo, serão cobrados por suas atitudes. O rebanho será separado conforme seu procedimento: os que apesar da sua fraqueza confiaram no sustento de Deus serão reanimados, porém os que se acharam fortes e por isso se encheram de arrogância serão julgados por Deus.

Quando o Senhor nos revela a sua Palavra e a sua vontade, somos responsabilizados diante dele. Cada um deverá prestar contas de sua confiança e fidelidade a Deus. Não haverá como atribuir essa responsabilidade a outra pessoa.

Alexander Stahlhoefer, extraído do livro "Devocional Wesleyano"

 

MAIS LIDAS

É tempo de se fortalecer
A força da qual precisamos vem do Senhor


O verdadeiro empoderamento
Uma reflexão sobre a palavra da moda dos dias atuais


Mesa, lugar de comunhão
É tempo de restaurar os elos da comunhão


Mensagem na olaria
Deus nos molda como o vaso na mão do oleiro


Deserto
O deserto tem um conteúdo simbólico muito grande na Bíblia



NOVIDADES
WTV

 FACEBOOK  WTV  NEWS
Centro de Publicações da Igreja Metodista Wesleyana com sede na Avenida Venâncio, 17 - Xerém
- Duque de Caxias - RJ - CEP 25245-500 | CNPJ: 15.732.218/0001-08

© Todos os direitos reservados. 2016